intervisao - Vila Viçosa

segunda-feira, março 13, 2006


As empresas portuguesas são cada vez mais interessantes.

Mais uma OPA, hoje algo depois das 15horas, o BCP lançava uma OPA sobre o BPI. Tudo parecia levar á existência de interesses na aquisição do BPI, principalmente desde que o BPI deu a conhecer os seus lucros, superando as melhores das previsões. No entanto parece difícil que esta acção do BCP vá em frente, principalmente desde que alguns dos seus accionistas indicaram que ter uma galinha dos ovos de ouro e querer vende-la por um cesto de ovos é simplesmente ignorância. Não podemos esquecer que os maiores accionistas do BPI são o ITAU, e a ALLIANZ. Grupos que devido ao seu poder económico, mas principalmente devido á sua estratégia no mercado português, não vê com bons olhos esta operação.
Por outro lado existem no mercado, principalmente em Espanha, bancos que parecem estar muito interessados na aquisição de mercado em Portugal. Vejamos por exemplo o BBVA, ou mesmo La Caixa que é um dos grandes accionistas do banco português.
Uma coisa podemos no entanto concluir, o desespero que esta operação parece ter por parte do BCP, para alem do facto de que o banco mais rentável ao nível produtivo no ano de 2005 em Portugal deverá valer mais do que os 5,70€ oferecidos pelo BCP. Tendo em atenção ao valor atingido no dia de hoje, mais de 6€ por acções.

2 Comments:

  • Deve-se tudo á falta de dinheiro em portugal. e ainda dizem que isto esta mau!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 10:20 da tarde  

  • é no minimo estranho que numa altura em que se fala em lucros recordes no sector da banca, venham por outro lado, os bancos, a dizer que os custos de operação da rede multibanco são incomportáveis e como tal querem que as operações sejam pagas pelo utilizador.
    Os multibancos tiveram uma maior difusão em portugal do que em qualquer outro pais por iniciativa dos bancos que assim pouparam milhoes em ordenados a funcionarios.
    Outra de rir é a EDP que ás custas de um monopolio obsoleto curiosamente este ano também obteve lucros recorde e ainda assim fala em aumentar a luz em 16% para os consumidores domésticos.
    Tá mau é para o zé povinho, até dá vontade de dizer "tantos a encherem a barriga e o povo com a barriga vazia".

    By Anonymous Anónimo, at 9:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home