intervisao - Vila Viçosa

quarta-feira, março 15, 2006


As câmaras municipais, estrangula as pequenas e médias empresas.

Cada vez mais em Portugal, o aparelho regional e local da função pública, estrangula a posição débil de pequenas e médias empresas. Tal situação dá-se não só com o elevado valor dos impostos, como ainda devido ao elevado custo de licenças, de comissões etc… que as câmaras municipais cobram ás pequenas iniciativas privadas.
Em pequenas localidades como a nossa, o aproveitamentos de pequenas empresas, cobrando-lhes comissões elevadas por declarações ou por licenças leva á desesperação de quem positivamente quer contribuir para a economia do estado. Pensemos por exemplo o que isso implica, no que diz respeito ao número de empregados que muitas pequenas empresas em Vila Viçosa podem representar.
Desta forma penso que seria importante isentarmos estas empresas de pequenas taxas e custos de licenças que sabemos que os municípios aproveitam para cobrar acima do seu custo real. Desta forma a cativação de novas PME, seria uma realidade na nossa zona, o que permitiria que ao nível demográfico pudéssemos crescer, não só numa base numérica mas também ao nível da sustentabilidade para o número populacional existente neste momento.
Uma estratégia bem montada e mais dinâmica irá permitir um crescimento económico, no entanto para isso é necessário criarmos incentivos para que tal suceda.
Com isto não digo que o município da nossa terra nada tenha feito, refiro isso sim, que ainda é pouco para a necessidade estruturante que estes incentivos podem criar.

JF

7 Comments:

  • Faltou-te referir meu caro, o caso da derrama, que no nosso concelho é de 10%, enquanto que em Borbba é de 0%, o que na prática implica que uma empresa em Vila Viçosa paga mais 10% de imposto que uma empresa em Borba.

    By Anonymous Anónimo, at 9:31 da manhã  

  • Assim como caso uma empresa queira fazer publicidade no seu carro de empresa também tem que pagar um imposto à Câmara Municipal de Vila Viçosa. Eu não tenho a certeza do valor, mas penso que deve andar à volta dos 150€ mensais...

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at 10:18 da manhã  

  • Meu caro restaurador, estas enganado. a camara cobra um imposto que é uma percentagem que não tem um minimo mas sim um maximo, que pode chegar a esse valor, mas só para caso que não existem em vila viçosa, que passa pela dimensão da empresa e publicidade. Essa taxa é no entanto na minha opinião um absurdo. seja ela qual for.

    By Anonymous Anónimo, at 9:37 da tarde  

  • Obrigado pela correcção caro anónimo!

    Mas de facto essa taxa/imposto é um absurdo!...

    By Blogger Unknown, at 10:29 da manhã  

  • essa e outras, pensam que estão muito longe da diferença mas não estao, espanha é já ai ao lado. Penso que portugal sai do buraco quando deixarem de roubar a quem não tem, para darem a quem tem..

    Joao Rodrigues

    By Anonymous Anónimo, at 8:55 da tarde  

  • Um dinamica ganhadora com medidas inovadoras e arriscadas, mesmo que inicialmente se perca algo para os cofres de vila viçosa, a médio prazo os resultados serão melhores do que numa posição contraria.

    By Blogger intervisao, at 9:33 da manhã  

  • Um dinamica ganhadora com medidas inovadoras e arriscadas, mesmo que inicialmente se perca algo para os cofres de vila viçosa, a médio prazo os resultados serão melhores do que numa posição contraria.

    By Blogger intervisao, at 9:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home