intervisao - Vila Viçosa

quinta-feira, março 23, 2006

O mercado caminha com tranquilidade, lógica e vitimas


Os mercados funcionam, temos é que compreender que eles conjugam os interesses de todos e não só de alguns.

Cada vez mais se vê o mercado económico a funcionar e a trabalhar de uma forma mais ajustado e com uma actividade cada vez maior. As actuais OPA´s são o simbolismo desta actividade bastante saudável para as economias, mesmo que seja incompreendida por parte do Zé-pouvinho. Uma pequena mercearia de bairro desaparece, o fenómeno é cada vez mais usual. O aparecimento de maiores superfícies, onde os preços baixam porque a quantidade transaccionada é superior, acaba por sufocar os pequenos. Em contrapartida o consumidor tem mais á escolha e a preços mais baixos. Tal sucede, tão simplesmente porque o consumidor é racional e procura as mesmas quantidades com um nível aceitável de qualidade ou mesmo até superior e a preços mais baixos.
Em relação ao mercado das grandes acções, o mesmo sucede. Uma pequena empresa acaba por ser adquirida por uma ainda maior, ganhando-se mercado e ganhos de mercado. Tal sucede não necessariamente por empresas maiores em relação ao seu nível de lucros ou de valor suporte, mas também ao nível de poder que tem junto dos clientes do mercado que quer atingir.
Em Portugal a consolidação das empresas, já não passa somente pelo mercado português, mas essencialmente pelo mercado Ibérico e a posição que o mesmo pode ganhar ao nível europeu. Hoje sabemos que os grandes entre fronteiras, são muito pequenos na Península Ibérica e muitíssimo pequeninos na Europa com que tantos sonhamos.
A agregação de empresas, poderá levar a que as maiores empresas que hoje conhecemos em Portugal acabem em mãos estrangeiras e essencialmente em mãos espanholas até final da próxima década. Não só numa analise racional, como através de uma análise da evolução de tudo o que tem sucedido.
O nosso Portugal poderá estar a mudar mas não como nós queremos mas sim como o mercado quer. Maior desemprego mas também maior crescimento económico através de mãos essencialmente espanholas, será o destino do caminho que o mercado quer tomar.

JF