intervisao - Vila Viçosa

sábado, maio 13, 2006


O caminho dos juros e dos recursos naturais.

Estamos a chegar a mais uma reunião do BCE, e é sem qualquer dúvida inevitável a subida das taxas de juro. Numa semana em que os resultados de inflação da Alemanha, da França e Espanha, foram superiores ao esperado, acima dos 2% previstos pela União Europeia. Como todos sabemos os juros sobem ou descem, como forma de controlo da inflação na zona euro e em relação ás maiores economias dos países da zona euro. É também sabido que a Europa é uma das zonas do planeta com maior dependência ao nível do petróleo, para alem dos recursos naturais. Saberemos todos que as antigas colónias não seriam somente para transforma os ateus em cristãos, mas essencialmente para roubarmos deles os seus recursos naturais.
Tal situação parece hoje estar começar a virar-se contra os antigos pilares da economia mundial. Sabemos que as suas dependências ao nível de recursos naturais são muito superior ao que pensaríamos á 10 anos atrás, e que coma actual crise natural e de preços, deverão surgir mudanças radicais ao nível energético em todo o mundo.
Mas na zona euro, a economia corre cada vez mais sustentável e se não fossem os problemas energéticos a situação estaria bem melhor. Tal provoca essencialmente ao nosso país uma diminuição do seu crescimento económico e produtivo. Hoje sabemos que ao nível das previsões o desemprego irá chegar aos 8% ainda este ano e que as taxas de juro como indiquei várias vezes irão atingir os 3,25% assim como os previsíveis 79 dólares por barril do petróleo.
O mundo está numa autêntica mutação, na qual quem durante estes anos todos nunca lhe restou muito para perder, tem tudo hoje para ganhar e nós primeiro mundo tudo parece termos a perder. O desleixo pelo terceiro mundo, provocou um aumento descontrolado das populações, aumentando consequentemente o consumo dos recursos naturais, como seria natural suceder. Não é óbvio?

JF

1 Comments:

  • Os seus textos são equilibrados, queria por isso felicitá-lo pelo seu bom trabalho

    By Anonymous Anónimo, at 12:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home