intervisao - Vila Viçosa

quarta-feira, abril 19, 2006


Mudança radical…

Um metro quadrado é simplesmente um curto espaço, no qual a dimensão reduzida é o maior simbolismo que nos surge numa curta reconstrução. A maneira como idealizamos muitas vezes as coisas é desta forma.
Vila Viçosa é um espaço de reconstrução e dinamismo que cabe num simples metro quadrado! … Será que perceberam?
Pois mas o que fazemos, para que tal realidade seja de forma verdadeiramente diferente, caso seja algo possível de fazer de diferente do que tem sido feito.
Se há algo que não critico é a verdadeira mudança na imagem de Vila Viçosa, ela melhorou claramente. O Castelo tem outro rosto, assim como algumas zonas históricas desta terra. As ruas constantemente limpas, e um rigoroso acompanhamento da natureza, tirando é claro alguns jardins de pedra, alteraram a imagem de envelhecida que tinha. Mas muito deveria ser feito e não é, obras de infraestrutural e de melhoramento de zonas de acessibilidades, ou mesmo no que toca ás obras reestruturastes que em qualquer conselho dão um empurrão ao emprego e á modernização.
Por outro lado penso que a aposta no turismo e na dinamização deste sector na nossa terra deveria ser uma obrigatoriedade. Mas tal não passa exclusivamente por hotéis, ou zonas de estadia. A necessidade de roteiros, ou da constante abertura dos monumentos de vila viçosa, são um factor de necessidade consequencial. Quantos seriam os idosos que se disponibilizariam para abrir e estar numa igreja 6 horas por dia, de certo que muitos, não só pelos complementos necessários ás suas reformas, como ainda pelo facto de se sentirem mais úteis á sociedade.
Evidentemente que a necessidade de existirem posteriormente guias, formados de forma efectiva, acompanhando os turistas nos respectivos roteiros, iria permitir o complemento necessário. Este fim-de-semana, foram muitos os espanhóis que se deslocaram até Vila Viçosa com o objectivo de visitarem a nossa terra, infelizmente, o castelo estava fechado, o palácio estava fechado, assim como o posto de turismo. O que podemos dizer em relação a este assunto.
Que isto assim não evolui…
Ainda que se afirme que o turismo é uma aposta.
Mas muito mais necessita de mudanças. Vejamos por exemplo no que toca aos partidos políticos que envolvem esta terra. A iniciativa pró partidária não surge e os independentes não são chamados, convidados ou questionados, mesmo que as suas formações ou experiências sejam elas sinónimo de uma mais valia necessária. Eu vejo no caso particular de um jovem meu conhecido, que até já fez parte de uma partido político como líder de uma juventude. É formado e tem alguma experiência no ramo organizacional, onde fez parte de várias associações, tem ainda e profissionalmente experiência na área da organização e do marketing. Se pensarmos que nunca nenhum partido o convidou ou o questionou desde que se tornou independente, é sem duvida uma situação a lamentar. Mesmo que o indivíduo rejeitasse qualquer possível convite, as suas ideias poderia ser complemento de mega projecto de reconstrução económica desta terra. Mas que esperar se o que temos é mesmo isto.
Podemos por isso questionar cada vez mais como cada movimento se move dentro da sociedade, e se na realidade eles servem o interesse da população ou de alguns quantos magnatas do poder.
Mas o país não está realmente melhor, não só ao nível económico como no que toca á parte social. Com diferenças cada vez maiores entre ricos e pobres. Na verdade digo que me tem alegrado a imagem e o que penso ser o trabalho do primeiro-ministro sócrates. Mas muito ainda se tem que fazer, mais e melhor é necessário. Os idosos continuam a ter reformas míseras que com o aumento do Iva e da inflação, tem perdido completamente o norte á situação. O que dizer dos hospitais ou mesmo na desagregação emocional e reformista em que a função publica se tornou.
O mundo evolui, e a união europeia é cada vez mais uma máquina a funcionar de forma ainda mais equilibrada e harmoniosa. Mas em vez disso, dentro dela existe uma porta que vai aberta e sem o mínimo controlo, em que cada um que entra se serve da sua maneira. Portugal é a imagem de um Alentejo europeu, em que na verdade vos digo, Lisboa e o litoral tem hoje aquilo que nos fizeram anos e anos.

JF

3 Comments:

  • concordo consigo e com a sua analise. È uma pena as coisas ainda funcionarem como o que sucede hoje. Será que alguem pensa que o tempo volta para trás?

    MG

    By Anonymous Anónimo, at 9:58 da tarde  

  • Excelente analise, principalmente na questão de que Lisboa, e o litoral têm hoje o que durante anos fizeram ao nosso querido Alentejo! Em relação aos monumentos de Vila Viçosa, a CMVV pouco ou nada pode fazer, pois a maioria deles pertence à FCB... E a FCB é muito preguiçosa...

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at 9:33 da manhã  

  • Visitei Vila Viçosa em Junho, adorei.
    Concordo consigo quando se refere que à muito a fazer em Vila Viçosa, no que se refere ao posto de turismo não, pois este para surpresa minha está aberto todos os dias do ano, sem fechar à hora de almoço e com horário alargado. Poucos são os postos de turismo com este horário.

    By Anonymous Anónimo, at 4:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home