intervisao - Vila Viçosa

domingo, outubro 21, 2007

Negócios



Bolsas caem mais de 2,5%
Dow Jones regista a maior queda semanal desde o início da crise
As bolsas dos EUA fecharam a perder mais de 2,5%, penalizadas pela divulgação de resultados que ficara aquém do esperado. O Dow Jones caiu hoje pelo quinto dia consecutivo, o que já não acontecia desde Agosto. A queda semanal foi a maior desde finais de Julho.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

As bolsas dos EUA fecharam a perder mais de 2,5%, penalizadas pela divulgação de resultados que ficara aquém do esperado. O Dow Jones caiu hoje pelo quinto dia consecutivo, o que já não acontecia desde Agosto. A queda semanal foi a maior desde finais de Julho.
O Dow Jones [Cot] desceu 2,66% para 13.519,83 pontos, o que representa a quinta queda consecutiva e acumulou, neste período, uma descida de 4,07%, o que corresponde à maior queda desde a semana terminada a 27 de Julho. O Nasdaq [Cot] caiu 2,65% para 2.725,16 pontos.
Os principais índices norte-americanos continuam a ser penalizados pela crise hipotecária. Esta crise estalou a 19 de Julho e provocou fortes quedas nos mercados, dando, inclusivamente, origem a uma carência de liquidez, o que obrigou os bancos centrais a injectarem capital no mercado.
Em meados de Setembro, as bolsas começaram a recuperar das perdas provocadas pela crise hipotecária.
Contudo, esta semana várias empresas apresentaram os resultados referentes ao trimestre terminado em Setembro, e o sector bancário tem revelado lucros aquém do esperado, o que tem aumentado a especulação em torno do impacto da crise nas contas do sector bancário e no crescimento económico norte-americano.
Hoje foi a vez do quarto maior banco do país anunciar uma descida dos lucros, o que está a afectar a negociação bolsista. O Wachovia, o quarto maior banco dos EUA, registou uma queda de 10% dos lucros devido a perdas no sector de negociação e de crédito malparado no segmento de empréstimos à habitação. As acções do banco desceram 3,39% para 46,51 dólares, o que corresponde à sexta queda consecutiva.
A queda de lucros do Wachovia, anunciada hoje, surge depois de ontem o Bank of America e o Washington Mutual também terem revelado queda de lucros, o que fez disparar a especulação em torno de novos cortes de juro por parte da Reserva Federal (Fed) dos EUA.
A Caterpillar, a maior fabricante do mundo de equipamento para o sector de construção, também apresentou hoje os resultados do trimestre, com os números a ficarem aquém do estimado pelos analistas consultados pela Bloomberg. As acções da Caterpillar desvalorizaram 5,68% para 73,25 dólares.
Em sentido contrário fecharam as acções do Google, que avançaram 0,8% para 644,71 dólares, a aliviar de um novo recorde atingido esta tarde quando as acções tocaram nos 658,49 dólares. As acções beneficiaram da empresa ter anunciado, ontem após o fecho da sessão, lucros acima do esperado pelos analistas. Em resultado, algumas casas de investimento reviram em alta as estimativas para as acções do Google.