intervisao - Vila Viçosa

segunda-feira, março 27, 2006

O que tenta o governo fazer…

Quando ouvimos o governo falar das reformas na função pública, da reestruturação do sistema, alguns pensam que estão a actuar contra os funcionários públicos. Mas na verdade vos digo, que o único que o governo tenta fazer é salvar as finanças portuguesas, que se na verdade os funcionários públicos não são os únicos responsáveis são em parte, mas mais serão os chefes de órgãos municipais e instituições públicas regionais e nacionais.
Neste momento a função pública em Portugal é de verdade um grande monstro. Analisando os valores desde 2000 e sua evolução, verificamos que o PIB português evolui -4,8% e que o consumo privado diminuiu -1,8%, enquanto isso o consumo publico aumentou 0,8% desde inicio de 2000. Será que os valores não falam por si só.
Em Portugal o investimento público tem sempre agregada outra palavra, derrapagem. Esta não só é a mais dolorosa, como ainda a mais difícil de ser paga, pois encaixam-se os desequilíbrios das previsões e do orçamento económico. Mas a continua contratação por parte das câmaras de inúmero pessoal, mesmo desnecessário, é também apontado como um dos maiores desequilíbrios dos orçamentos. Não só pelo facto que prender mão-de-obra necessária para outros sectores, como pelo facto de se gastar mais e de se trabalhar pior, pois todos já sabemos que um é bom, dois ajudam-se, três rentabilizam-se mas quatro estorvam-se e cinco atrapalham o trabalho ficando metade por fazer.
Por último e dando aqui um recto aos responsáveis de partidos políticos, exprimam as suas verdadeiras opiniões sobre o assunto, mas não mintam pois os portugueses já vos conhecem. O que tem de verdade que fazer, tomar mentiras públicas para ganhar votos, não cumprindo o que não é possível de fazer. Ou optarem por criar empregos precários e não necessários aos serviços públicos para que assim possam ganhar os votos de que tanto necessitam. Não esquecendo que existem sempre a possibilidade de anunciarem que trabalho na função pública não é possível, mas criar condições para o surgimento de trabalho no privado é a alternativa e o verdadeiro desejo…

2 Comments:

  • E porque é que há derrapagens? Por causa dos lobbies, dos tachos e daqueles que metem dinheiro ao bolso!

    Porque se fizessem isso sector privado seriam presos e despedidos! Mas como o fazem no sector público, daqui a uns anos serão condecorados!!!

    Parabéns pela excelente análise!

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at 10:15 da manhã  

  • O governo anunciou a vontade de reduzir a taxa...

    qd toda a gente pensava que ia reduzir a taxa de IVA, IRS ou outro imposto qualquer o Governo anunciou que a taxa a reduzir sera a de alcoolemia...

    Sim, com tantos bebados a governarem-nos talvez até seja uma medida benéfica para o país!

    By Anonymous Anónimo, at 12:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home