intervisao - Vila Viçosa

quinta-feira, maio 18, 2006


A sociedade imperfeita no seu sentido de orientação.

Parece que foi ontem, que se deu o 25 de Abril. Mas na verdade desde então muito mudou e muitas coisas sucederam. Hoje muito falam que seria necessário uma nova alteração politica e estrutural, para que de alguma forma fosse possível, novamente um equilíbrio entre os gastadores e os poupadores. Dentro destes dois critérios, enquadro nos gastadores, os conhecidos políticos, homens de estado, que sem o aparelho nada seriam. Que dizer de um homem que durante a vida a função publica foi o seu único lugar de trabalho. Que riqueza na realidade trouxe este homem ao país, seria uma questão a colocar.
Bem sei que os funcionários públicos, são considerados população activa, mas também sei que este é um conceito errado. A função publica, ao considerar-mos os montantes das suas despesas e subtrairmos dos seus lucros, teremos desde há muitos anos um valor sempre a baixo do zero. Também é sabido por todos que uma empresa que tem sempre resultados negativos, abre logicamente falência. E porque não poderia ser esse um caminho racional. Certamente surgiriam os partidos de esquerda contrariando este caminho, mas que pela lógica essa seria a melhor solução, acreditem que sim.
Hoje os governos que se vão sucedendo, continuam sempre de forma bem patente, a falar das contas do estado. Neste altura, será cada vez mais inevitável, que ano atrás de ano esse seja um assunto das nossas gerações. Tal sucederá somente pela falta de capacidade que o estado e os políticos, nossos empregados, em contrariar tal tendência. Claro que neste aspecto temos um caminho muito lógico a tomar, sempre que um empregado não rende o suficiente, rua, sendo que pelo que parece, o Eng. Sócrates deveria e espero que vá direitinho para a rua.
Mas será que existe na oposição capacidade de fazer mais e melhor. Não sei, mas certamente que nenhum de nós saberia dizer isto antes do PS entrar novamente para o governo, não concordam….

JF