intervisao - Vila Viçosa

domingo, outubro 21, 2007


A actual situação da economia nos EUA e seus efeitos na União Europeia.

A situação nos mercados financeiros tornou-se bastante complicado em Agosto deste ano, sem nos apercebermos do que aos poucos estava a suceder e pensou-se que uma crise no mercado imobiliário não iria ter consequências tão devastadoras como sucedeu e como ainda poderão estar para acontecer.
O aumento das taxas de referência dos Banco Centrais provocou um grande estrangulamento das famílias que ao adquirir casa, fizeram as contas no limiar das suas capacidades financeiras, com a ideia errada de que as prestações em que os seus créditos começavam, dificilmente aumentariam, como veio a suceder. Esta falta de capacidade de superar um período de subida das taxas de juro, no sentido não só de controlo da inflação mas também procurando-se ganhar uma margem que com o valor das taxas de juro de 2005 não existia, acabou por sufocar as economias e os consumidores no seu principal cenário. Por sua vez o cenário de pânico que esta situação trouxe aos mercados financeiros principalmente ao imobiliário acabaram por fazer o resto, com perdas superiores a 2% em alguns dias.
A pergunta que agora se coloca é se na realidade este período já passou, ou se pelo contrario este foi simplesmente o inicio de um ciclo que poderá ser de mais tempo do que aquele que poderíamos pensar.
Existem factores preocupantes como sendo o do aumento do petróleo que chegou aos 90 dollares esta semana, para alem da contínua valorização do euro em relação à moeda americana, que poderá provocar um arrefecimento da economia europeia no que diz respeito às suas exportações. Por outro lado os mercados financeiros continuam instáveis, o que demonstra que os agentes económicos não estão ainda muito confiante que este período tenha terminado, pelo que existe uma fuga não só dos mercados financeiros, como dos fundos de diversificação existentes nas instituições financeiras o que tem provocado alguma falta de liquidez imediata por parte de alguns bancos.
Mas existem também factores no mercado internacional que preocupam a situação actual, como sendo a continua crise no médio oriente ou mesmo os problemas cada vez mais visíveis na estrutura económica da Rússia.
Deveremos por isso manter alguns cuidados nos investimentos, tendo sempre como perspectiva que o melhor cenário neste momento, não é os investimentos de curtos, mas sim de médio e longo prazo.


JF