intervisao - Vila Viçosa

segunda-feira, abril 03, 2006


Inovação da formiga é ou não mais velho que a avozinha…

Quantos de vós já começaram a fazer um PPR/E?

Pois então estão á espera do que?

Cada vez mais acho que as formigas são um animal extraordinário em termos de planeamento. Formam-se em grupo, organizam o seu planeamento não a curto prazo mas pensando nas gerações que vem e programam o seu futuro. Quantos de nós já o fazemos, deixar 50 € de lado para que quando cheguemos á altura da reforma ou quando estivermos doentes e necessitemos de um suporte financeiro não morramos acusando o estado da nossa falta de planeamento. Se bem que penso que O Estados Unidos não são um verdadeiro exemplo em casos diversos, são na minha opinião um exemplo a seguir neste caso. Cada um planeia a sua reforma, o montante que desconta mais os juros desse montante darão o seu valor de reforma. Claro que dada a situação seriam muitos os que nada mais do que fome passariam. Mas claro que se pensarmos que cada vez mais é importante que as pessoas se tornem responsáveis, e que se não ando de carro novo não é que não queira é que não posso. Isso claro esquecendo que os bancos estão ai mesmo para emprestarem dinheiro para o resto da vida. Hoje é até possível nós planearmos a compra de uma casa em 5 a 6 anos podendo dar entradas bem interessantes e reduzindo os valores em divida e a prestação. Claro que são muitos os que optam por deixar 30% no final mais juros, vejamos então pagam 3 casas em vez de 2!!! Interessante não é?
Meus caros amigos cada vez mais existem bancos que nada cobram por fazer este PPR/E de comissão, para alem da comissão anual junto da rentabilidade pelo menos o meu é claro. 1% no máximo em relação aos lucros não é mau negocio, tendo em atenção o facto de que em caso de a rentabilidade ser próxima a zero o valor do banco poder ser 0. Desta forma acreditem que um produto com 25% em acções no máximo e com uma rentabilidade de 7,5% anual desde 1992, é um magnifico produto.
Mas claro que cada um de vós é que sabe, mas não se esqueçam que no dia que já não for obrigatório descontar eu não o vou fazer porque o meu desconto deve ser para mim. Para alem do facto de que só paga impostos que não planeia bem o seu ano fiscal. Desta forma e gostando eu cada vez mais dos produtos espanhóis, quem não planear a sua reforma ou o seu futuro não será com o meu dinheiro e o de muitos portugueses com que se vão governar, pois que não pode ter vícios não os tem.
Não concordam?
Não nos podemos esquecer que o estado não soube planear as nossas reformas, porque continuar a acreditar num sistema que já vimos que não funciona?

Jorge F.

3 Comments:

  • Já tivemos oportunidade de falarmos sobre este tema. Eu continuo a pensar como tu. Não deveriamos ser obrigados a descontar para o estado, e assim poderiamos escolher. Ou fazer PPR ou descontar para o Estado.
    Penso ainda que o Estado nos deveria dar a opção de pertencermos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou ter um Seguro de Saúde privado, como por exemplo a Médis. Eu certamente iria optar pelo seguro de saúde privado, pois com aquilo que pago ao Estado para (pseudo) tratar da minha saúde, pagaria um seguro para mim e a minha família!

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at 12:12 da tarde  

  • mesmo assim deixa-me aconselhar-te. neste momento o melhor seguro de saude mais barato e que cobre mais e a valores superiores é o medicall

    JF

    By Anonymous Anónimo, at 8:51 da tarde  

  • Fico-te grato pela conselho! Eu apenas referi a Médis como exemplo...

    E claro que não poderei fazer um seguro de saúde porque irei ser chulado pelo Estado!...

    Abraço!

    By Blogger Unknown, at 10:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home