intervisao - Vila Viçosa

quinta-feira, novembro 01, 2007


100 Dólares o barril durante a próxima semana…

O óbvio parece inevitável, durante alguns meses falou-se nas possíveis consequências para o mercado financeiro e económico com a constante subida das matérias-primas, e principalmente do petróleo, mas esse cenário não só parece próximo mas segundo as nossas previsões será uma realidade durante a próxima semana.
O mercado por sua vez já começou a demonstrar a sua instabilidade, originada por este cenário com quedas superiores a 1% em todos os mercados bolsistas, no entanto penso que é obvio que o aumento da instabilidade vai causar novamente uma semana negra ainda este ano, com perdas que nos farão recordar anos já longínquos ou o mês de Agosto tão negro para os mercados financeiros.
Na bolsa portuguesa a indefinição entre a possível fusão entre BPI e BCP tem provocado também alguma instabilidade e a queda generalizada das acções, o que tem sido também provocado pelos resultados das empresas que se tem traduzido aquém do previsto.
Penso que será necessário algum cuidado nos investimentos de curto prazo, existindo um conjunto de acções como as Sonaes. EDP e Galp onde o risco será menor até este período de maior instabilidade passar, apostem no médio e longo prazo para os vossos investimentos pois desta forma reduzirão a vossa exposição às pequenas crises que o mercado financeiro tem passado e ainda vai passar.
JF