intervisao - Vila Viçosa

sábado, novembro 03, 2007


Comentário da semana nº1

As crises têm também réplicas depois do grande sismo…


Parece evidente que as coisas que pareciam ter sido passageiras, mesmo que com um período superior a um mês, afinal ainda ai estão e não para desaparecerem já no próximo mês, é o que tão real parece poder-se concluir-se de mais uma semana movimentada.
As bolsas do mundo acabaram a semana a perder, no entanto a situação podia ter sido pior, se não fosse a descida de mais 0,5% da taxa de referencia nos EUA, onde a economia parece estar mesmo a abrandar e onde as empresas começam a ficar aquém dos resultados esperados.
Mas na Europa as coisas não estão muito diferentes com empresas europeias a apresentarem resultados abaixo do esperado, como sendo o sector bancário em Portugal, com ganhos abaixo do esperado e previsto, se bem que com ganhos, esses forma de menor performance que os anteriores trimestres.
Mas existem outros indicadores importantes que movimentaram e fizeram movimentar os mercados financeiros, como sendo a continua subida do preço do petróleo, onde os 100 dólares deixaram de ser uma miragem para passagem a ser um valor que muito proximamente será uma boa recordação que como tudo foi bom em quanto durou, mas a verdade é que o mercado não está nem os consumidores preparados para estes valores e é obvio que a crise está simplesmente no inicio.
Os mercados emergentes e principalmente a China continuam a ser a melhor escolha, não só porque os valores de poupança e investimento são enormes, mas ainda porque é um mercado em plena produção com um mercado para consumo como muitas possibilidades, alguns bancos em Portugal e muito bem já iniciaram os seus investimentos neste tipo de mercado que eu aconselho. A expectativas para esta semana são preocupantes, mas se já investiu mantenha-se atento

Jorge Ferreira

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home